Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 11 de Março às 16h17

AVALIAÇÃO CLÍNICA PRÉ PARTICIPATIVA

Saúde (16)Corrida (19)
  • Vidas Corridas -

Fala Corredor! Se liga no texto e pega a DICA!

A palavra “lesão” na vida do corredor é algo muito temido e infelizmente muito frequente. Não existe atleta que em toda sua carreira, não tenha passado por inúmeras delas.

Por outro lado, a maioria das lesões típicas dos corredores são perfeitamente administráveis, tratáveis e de certa forma podem ser prevenidas. Assim, o ato de correr promove muito mais benefícios à saúde que riscos.

Diante disso, assim como periodicamente a gente leva nosso carro para manutenções preventivas, mesmo sem haver nenhum tipo de defeito, sugiro fortemente uma avaliação clínica e ortopédica pré participativa.

Ali, podemos identificar as condições particulares de cada corredor com exame clínico, história, um bom exame físico e eventualmente um exame complementar (quando necessário). Reforço o fato de que a consulta clínica é MUITO MAIS IMPORTANTE que os exames de imagem. Sendo assim, mesmo que não estejas sentindo nada, vá de vez em quando fazer um check up clínico e ortopédico com seu médico.

É importante ressaltar ainda que na medicina do esporte, a multidisciplinaridade é regra. Enquanto médico, mantenho contato e troca de informações com o treinador, fisioterapeuta, nutricionista e até o psicólogo, afinal lidar com lesões quando se está preparando para a prova dos sonhos às vezes é tão desafiador quanto a prova em si.

Em posts futuros, vou abordar como lidamos com as lesões mais comuns na prática clínica. Então bora correr e vamos que vamos!

  • Vidas Corridas -

MÉDICO ORTOPEDISTA E TRIATLETA

- Médico ortopedista e traumatologista com pós graduação em medicina do exercício e do esporte.
- Triatleta amador.
- Coordenador da residência médica de ortop do regional.
- Professor da graduação de medicina da Unisul
- Sócio proprietário do Centro Winner.

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

PAPO DE PROFISSA: Entenda porque o Sedentarismo é tão prejudicial à saúde!13/07Saiba quais os benefícios gerados pela prática regular de atividades físicas Você sabia que o sedentarismo é considerado o mal do século? Isso mesmo. Segundo o último levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado em 2018, mais de 25% da população mundial (cerca de 1,4 bilhão de pessoas) são sedentárias. Para ser considerada sedentária, uma pessoa não gasta pelo menos 2200......
Série - ALÉM DA CORRIDA!22/01PARTE 1 - VOCÊ PERIODIZA SUA TEMPORADA? A periodização é a divisão das cargas de treino durante a temporada de forma a promover o alcance de nosso nível máximo de condicionamento atlético na prova alvo. É o roteiro para chegarmos ao nosso......
PROVAS ÉPICAS PARA SE FAZER NA VIDA!01/04 Diz-se que o homem tem de fazer três coisas na vida antes de morrer: escrever um livro, plantar uma árvore e ter um filho. Para completar melhor a lista, acrescentamos ainda mais uma: fazer, pelo menos, uma destas corridas incríveis de que......

Voltar para Blog