Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 08 de Dezembro de 2020 às 11h00

PAPO DE PROFISSA: A importância do fortalecimento da postura para corredores!

  • Vidas Corridas -

Fala aí corredores. Por um bom tempo, na sua carreira de corredor, você deve ter pensado que, fortalecer somente as pernas seria suficiente para manter-se nas corridas, acertei? Ou você já escutou algum amigo dizendo que acha “bobagem” fortalecer membros superiores. 

Nas duas situações há um equívoco grande quando pensamos em manter uma vida longa nas corridas de rua. Mas porque, é tão importante o fortalecimento da postura, dos braços e ombros? Você sabia que, quanto mais tempo você consegue manter-se na postura adequada, menor o desgaste/desperdício de energia corporal e consequentemente, mais energia é aproveitada para o movimento específico da corrida?

A eficiência na biomecânica da corrida é diretamente afetada pelo fortalecimento muscular de membros inferiores e membros superiores. Um corpo tensionado, por falta de força em manter a postura adequada, sofre mais e faz um esforço grande para vencer as distâncias prescritas na planilha. 

O fortalecimento da região central do corpo (CORE) é fundamental para a boa manutenção da postura nos treinos de corrida, proporcionando uma melhora na eficiência neuromuscular do movimento, com um melhor posicionamento da região lombo-pélvica e de toda a cadeia muscular envolvida. 

O fortalecimento postural, também colabora para qualquer eventualidade nos treinos, como por exemplo dor lombar, que muitas vezes pode estar relacionada a falta de força da região do abdômen ou da própria musculatura eretora da coluna (que sustenta a postura). Notadamente, também sabemos que, uma musculatura forte e preparada, tem resposta rápida para exigência de potência, melhorando o desempenho durante a corrida, trazendo resultados mais satisfatórios em tempo e distância.
Quanto mais fortalecido seu corpo, menor o risco de lesões e maior a sua tolerância a fadiga. O treino rende mais e não causa tanto sofrimento. Fortalecimento muscular é o ponto chave, para uma vida longa nas corridas. Mantenha ou inicie seu fortalecimento muscular e melhore cada vez mais nos seus treinos.


Exercite a sua FORÇA.
Bons treinos e até mais.
Vidas Corridas! Viver para Correr!

  • Vidas Corridas -

Simone Herdina

  • Graduação Educação Física - Instituto Porto Alegre
  • Especialista em Medicina Desportiva - UFRGS
  • Especialista em Exercícios Físicos para Grupos Especiais - Faculdade Estácio de Sá
  • Prof Msa Atividade Física Relacionada à Saúde - UFSC
  • Performance Coach - Athletic Lab Mentorship
  • Personal Trainer
  • CREF 040/G-S

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

PAPO DE PROFISSA: Descubra a importância de manter os quadris em equilíbrio! (duplicado)09/10/20Porque devemos alongar e fortalecer nossos quadris? Muitos corredores têm desequilíbrio da região do quadril e desconhecem. Você sabia que, às vezes, a dor que você sente na coluna, no joellho ou até mesmo no pé pode ser em decorrência de uma alteração na pelve (quadril)?  O quadril é o “cérebro” da corrida. Leia o texto até o final para entender......
Perda de peso: quantos minutos devo correr?18/01/19 Qual é o tempo mínimo que devemos correr para que o treino tenha efeito na perda de peso? Quantas vezes por semana devo me exercitar? Qual é a velocidade mais indicada para correr? Estas são perguntas comuns para quem está......
PAPO DE PROFISSA: Exercícios na forma livre, são mais eficientes, saiba por quê?20/04/20A ciência comprova: exercícios na forma livre, sem uso de aparelhos, são mais eficientes. Exercícios livres são exercícios multiarticulares (exercícios que movimentam mais de uma articulação quando executados). Os exercícios livres contam com respaldo de pesquisas recentes que confirmam sua......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -