FALE CONOSCO 49 99804 4550
Postado em 15 de Abril às 11h33

PAPO DE PROFISSA: A importância do treino para não perder o preparo físico

Corrida (17)
  • Vidas Corridas -

Como estão seus treinos?

Imagino que a maioria de vocês que estão lendo este post, tinha alguma prova alvo neste primeiro semestre, já até estavam no meio da preparação e precisaram dar uma “pausa” nos treinos devido a pandemia mundial do Covid-19.

Você precisa usar as ferramentas que tem para não perder o preparo físico. Há estudos que mostram que a partir de 72 horas sem estímulo com exercícios, o organismo e a musculatura do atleta já começam a sofrer mudanças fisiológicas que provocam a perda de resistência e força.


Considera-se que existam três fatores determinantes para o desempenho de um atleta em corridas: 1. O consumo máximo de oxigênio (VO2 máx), 2. O limiar anaeróbico e 3. A eficiência da corrida.

O consumo máximo de oxigênio representa a potência aeróbica, que é a capacidade máxima de transportar e consumir oxigênio pelos músculos. Quanto mais elevado for este índice, maior será a aptidão aeróbica. Geralmente os treinos intervalados são orientados para melhorar a potência aeróbica (fragmentação do esforço total, com períodos de recuperação). Mas, se você não está indo correr na rua e/ou esteira, como fazer para melhorar a potência aeróbica? Uma ótima sugestão seria fazer corridas intensas sem sair do lugar, com intervalo parado, subir e descer escadas alternando ritmo ou fazer intervalo parado e ainda, pular corda alternando ritmo ou com intervalo também seria uma boa opção.


O limiar anaeróbico é entendido como o maior consumo de oxigênio ou ritmo de intensidade que pode ser mantido em uma corrida de longa duração. O essencial é evitar o acúmulo do ácido láctico, ou seja, é necessário ter um equilíbrio entre a produção e a remoção, desta maneira evitando a fadiga. Para melhorar este índice também é indicado o treinamento intervalado.

A eficiência da corrida representa o gasto de energia para correr a uma determinada velocidade. Quanto mais eficiente for o corredor, menos energia ele gasta para manter um determinado ritmo. Ser mais econômico para correr representa uma grande vantagem. A economia de corrida também pode melhorar com determinados tipos de treinamento, mas tem enorme influência da herança genética. Para manter ou melhorar este índice em casa, você poderá fazer treinos educativos da corrida e também exercícios de fortalecimento muscular, voltados para o gesto esportivo da corrida.


Portanto corredor, procure um cantinho em sua casa para fazer exercícios de fortalecimento muscular, educativos da corrida, exercícios pliométricos (saltos), pois são eles que vão ajudar a manter a resistência, força e explosão que precisa para praticar a corrida. E claro, se você tem esteira em casa, faça bom uso.


Mas, se de maneira alguma, está conseguindo treinar dentro de casa, não se desespere. Existe uma boa notícia e é que mesmo não executando o gesto esportivo, por exemplo, correndo na rua, ou até mesmo fazendo o gesto “parado no lugar” dentro de casa, o ato esportivo é algo que fica “gravado no corpo” do indivíduo que é atleta – isso acontece por causa da memória motora ou memória atlética. Mas lembrando que quanto antes você começar a treinar, mesmo que dentro de casa, melhor será para você manter sua performance!

 

Vidas Corridas
Viva para Correr! 

  • Vidas Corridas -

Karen Valezio

  • Fisioterapeuta esportiva;
  • Corredora amadora há 8 anos e meio;
  • Maratonista;
  • Idealizadora da Assessoria de Corrida CORRA SEM DOR em Naviraí / MS (Presencial e On-Line).

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

A importância dos longões nos treinos19/01/19 Tem aqueles que amam os fins de semana por conta dos longões, mas tem, também, os que não podem nem pensar em fazer esses treinos de maior rodagem. Fato é que as corridas longas e contínuas são de extrema importância para quem se dedica à provas com maiores distâncias, como a meia-maratona e a maratona. No caso específico dos 42 km, além......
DICAS E VANTAGENS: Quando o assunto é dormir!29/10/19        No primeiro post “Dormir é fundamental” ficou evidente que descanso e um sono adequado são essenciais para um melhor desempenho atlético. Historicamente, estudos sobre a privação de......
Atleta Elisa Lamego retorna os treinos!18/07/19Elisa Lamego retoma os treinos após ficar um mês com Chikungunya. Elisa Lamego do Rio de Janeiro, integrante da seleção skyrunningbrasil de 2018 e 2019 é atleta de montanha apoiada pela Vidas Corridas e Salomon Brasil. Elisa mantém uma rotina de treinos e alimentação inusitados:......

Voltar para Blog