Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 03 de Agosto às 13h46

PAPO DE PROFISSA: Acrescente o treino de força na sua rotina

Corrida (26)
  • Vidas Corridas -

COMO CONCILIAR TREINAMENTO DE FORÇA COM TREINAMENTO DE CORRIDA

Provavelmente você sempre escuta dos seus amigos corredores e até você mesmo deve pensar: Nossa, não gosto de fazer exercícios de força, prefiro correr. Correto!? Sim, esta é uma verdade, afinal a grande maioria dos corredores de rua não tem o hábito de frequentar as salas de musculação ou de treinamento funcional.

Agora, se você tem o objetivo de melhorar sua performance na corrida de rua, tenha certeza que os exercícios de força são amplamente recomendados e cientificamente comprovados que auxiliam todos os praticantes dessa modalidade.
Fundamental é, você conciliar de maneira prática e eficiente os exercícios de força, para tirar o melhor proveito na hora de ir para o treino de corrida. O treinamento de força, reduz a quantidade de energia necessária para você atingir o ritmo desejado, ou seja, colabora para a sua economia de corrida.

Para melhor aplicabilidade do treinamento de força em membros inferiores sugere-se que ele não aconteça no mesmo dia em que você tenha um treino de corrida forte, onde a exigência muscular será muito alta, podendo dessa forma atrapalhar o seu desempenho na corrida, uma vez que a musculatura ainda estará trabalhando para se recuperar da exigência do treino de força.

Interessante seria você conseguir se programar para os treinamentos de força em dias alternados aos treinos mais fortes na corrida. Caso, você tenha um treino de corrida leve, como por exemplo, um longão ou um treino regenerativo, você pode programar seu treino de força de 6 a 8 horas antes dessa corrida, que não vai atrapalhar sua performance na corrida. Agora, se você têm que optar entre treino de corrida e treino de força no mesmo dia, o interessante seria priorizar a corrida, como o primeiro treino do dia e o treinamento de força de membros inferiores ao final do dia, por exemplo, ou com diferença de 6 a 8 horas.

O treino de força para corredores, envolve uma periodização adequada, conforme as provas alvo do atleta, sempre de acordo com a programação dos treinamentos de corrida. Reforço essa ideia para no caso de haver mais de um profissional envolvido na programação, é importante que a comunicação entre esses profissionais aconteça, para não comprometer a melhor performance do atleta.

Acrescente os treinamentos de força na sua rotina, assim você estará no caminho da melhora do seu desempenho e menor risco de lesões. Bons treinos e até mais.

Vidas Corridas! Viver para Correr! 

  • Vidas Corridas -

Simone Herdina

  • Graduação Educação Física - Instituto Porto Alegre
  • Especialista em Medicina Desportiva - UFRGS
  • Especialista em Exercícios Físicos para Grupos Especiais - Faculdade Estácio de Sá
  • Prof Msa Atividade Física Relacionada à Saúde - UFSC
  • Performance Coach - Athletic Lab Mentorship
  • Personal Trainer
  • CREF 040/G-SC

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

PAPO DE PROFISSA: A importância da velocidade crítica para corredores!06/07Você sabe o que é velocidade crítica? A velocidade crítica é a maior velocidade que um indivíduo consegue manter por um período de tempo, maior do que 20 minutos, mas geralmente menor do que 40 minutos, pois fisiologicamente não é estável. Essa variação no tempo entre 20 e 40 minutos se dá por alguns motivos que vou destacar a seguir: 1. Variação da quantidade e......
CORRIDA E DESCANSO: Como o descanso é fundamental - Parte I29/10/19DORMIR É FUNDAMENTAL!      A corrida e descanso são dois pontos fundamentais para um melhor desempenho num treinamento de corrida. Poucos corredores dão atenção devida para essa combinação. Além disso, a......
Série - ALÉM DA CORRIDA! Parte 3 Fase Competitiva!24/02 Olá Corredores,  Chegou a hora da colheita!  As fases mais intensas (base e período pré-competitivo) já passaram e trabalhamos duro. Chegamos na fase competitiva, na qual objetivamos alcançar o pico do......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -