Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 27 de Abril de 2020 às 08h28

PAPO DE PROFISSA: Cada indivíduo tem uma constituição fisiológica única

Saúde (21)
  • Vidas Corridas -

Cabe ao treinador esportivo individualizar ao máximo o treinamento de seus atletas

O treinamento esportivo é regido por princípios que objetivam promover de forma segura a melhora da performance dos atletas.

Hoje vamos abordar o princípio da individualidade biológica. Este princípio preleciona que cada indivíduo tem uma constituição fisiológica e psíquica única. Em decorrência disso, cada indivíduo poderá sofrer influências externas ao longo de sua vida, seja pela ação do tempo, ou pela mudança do ambiente que o cerca.

De posse deste conhecimento, cabe ao treinador esportivo individualizar ao máximo o treinamento de seus atletas, observando não só suas características pessoais, mas também seu desenvolvimento ao passar dos meses.

Sabe-se que os dois ou mais atletas, ainda que pratiquem a mesma modalidade e tenham como objetivo uma mesma prova, devem possuir treinamentos diferentes, respeitando não só o princípio da individualidade biológica, mas também o da especificidade (outro princípio que podemos discutir mais a frente).

Assim sendo, uma mesma periodização utilizada por um atleta em um ano, pode não ser a ideal para a próxima temporada, já que o atleta sofreu, durante esse período, os efeitos do decurso do tempo, sendo fisiológicos ou psicológicos, ou até mesmo pelo próprio desgaste e/ou ganho do ciclo de treino passado.

E justamente por isso, recomento cuidado com os “métodos” e “receitas milagrosas”. Procure sempre um profissional que lhe atenda de forma individualizada, para que você atinja sua melhor performance com segurança.

Vidas Corridas
Viva para Correr! 

  • Vidas Corridas -

Alexandre Tremel

  • Bacharel em Educação Física - UFSC
  • Especialização fisiologia do exercício
  • Capitão de equipe Campeonato Mundial Ultraman Hawaii - vice-campeão
  • Capitão de equipe Ultraman Florida
  • Campeonato Mundial Ultraman Hawaii
  • Ultraman Canadá
  • Ultramaratonista

Comentários!

Giovana Isso seria maravilhoso, mais onde encontramos esse profissional, pq temos muitos planilhador por mais que digam ser individualizado vc vê vários amigos fazendo o mesmo treino 🤷‍♀️
há 1 ano e 1 mês

Veja também

PAPO DE PROFISSA: Por que o Pilates é essencial para os corredores?08/06/20Você conhece a importância do Pilates na vida do Corredor? Cada corredor tem uma maneira única de correr, de movimentar os braços, apoiar os pés no chão, girar o tronco e de respirar. Tudo isso tem a ver com a individualidade biológica. Mas existe uma forma correta de correr? Quais são as principais partes e músculos do corpo que utilizamos? Já parou para pensar nisso? Daniel Lieberman, professor de Biologia......
PAPO DE PROFISSA: A importância do treino em casa!25/03/20TREINO DE FORÇA Quando falamos em treino de força, rapidamente já se pensa que seria necessário levantar muitos quilos de pesos na sala de musculação, concordam!? Diria que, em algumas fases do treinamento de força, realmente......
PAPO DE PROFISSA: Entenda porque o Sedentarismo é tão prejudicial à saúde!13/07/20Saiba quais os benefícios gerados pela prática regular de atividades físicas Você sabia que o sedentarismo é considerado o mal do século? Isso mesmo. Segundo o último levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado em 2018, mais de 25% da população mundial......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -