Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 13 de Julho às 11h30

PAPO DE PROFISSA: Como fazer seu cérebro ter vontade de treinar?

  • Vidas Corridas -

Será que existe alguma característica genética entre as pessoas ativas e as pessoas que odeiam se exercitar? 

Quem nunca viu uma pessoa correndo na rua, logo cedo pela manhã, e pensou.... “Só pode ser maluco(a) correndo a essa hora e por escolha própria” 

Não se preocupe, esse pensamento é bem comum.

Basicamente nossas experiências boas ou ruins são registradas pelo nosso sistema límbico “cérebro emocional” durante a prática de exercícios e vários hormônios são liberados (ver post hormônios da felicidade) como recompensa para o cérebro.

A medida que você repete essa experiência, seu cérebro faz você se sentir bem, liberando mais hormônios e seu humor muda.
Quando você cria essa associação emocional de melhora de humor através do exercício físico, você ensina seu cérebro que essa sensação é agradável e ótima para você, não somente por estética.

Todo aprendizado é questão de repetição e constância, nada que é bom de verdade é imediato!
A medida que criamos essa conexão ensinamos a nós mesmos que podemos nos beneficiar contra o estresse e o mau humor e a notícia boa é que leva apenas algumas semanas para criar essa associação. 

Anota essa!!!

Tire uma selfie depois de uma prática de exercício, naquele momento que está se sentindo invencível e orgulhoso da sua conquista. Toda vez que você olhar para aquela foto, você se lembrará do quanto o treino te fez sentir bem e, com certeza, isso vai te motivar a treinar de novo.

  • Vidas Corridas -

Ricardo Bombom

  • Especialista em Fisiologia e Biomecânica do exercício físico - Faculdade Inspirar
  • Especialista em Fisiologia e Biomecânica avançada do exercício físico - Univali
  • Especialista Biomecânica aplicada a capacitação profissional e atuação na área de treinamento e reabilitação - Univali
  • CREF:14898-G/SC

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

PAPO DE PROFISSA: Como você faria uma prova sem linha de chegada?06/04 Olá Corredores! Se a Pandemia fosse uma prova ela seria o equivalente a uma Backyard Ultra. Uma Backyard Ultra é uma ultramaratona na qual os participantes precisam completar 6706 metros (4.167 milhas) uma vez a cada hora, totalizando 100 milhas a cada 24 horas. O tempo restante da hora é usado para recuperação para os próximos 6706m. A corrida termina quando......
PAPO DE PROFISSA: Como diversificar o seu longão?16/08 A maioria dos corredores que eu conheço ama os treinos longos. Não é só pelo treino em si, todo o ritual é legal. Alguns começam os preparativos na noite anterior, com um jantar adequado, sem álcool e dormindo......
PAPO DE PROFISSA: Motivos que te impedem de melhorar na corrida!29/06 Às vezes e em algumas fases dos treinos de corridas percebemos que não conseguimos evoluir e/ou melhorar no pace, na velocidade ou na distância que conseguia percorrer ou que planeja correr. Ou às vezes sente que o corpo não......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -