Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 09 de Outubro de 2020 às 15h11

PAPO DE PROFISSA: Descubra a importância de manter os quadris em equilíbrio! (duplicado)

  • Vidas Corridas -

Porque devemos alongar e fortalecer nossos quadris?

Muitos corredores têm desequilíbrio da região do quadril e desconhecem. Você sabia que, às vezes, a dor que você sente na coluna, no joellho ou até mesmo no pé pode ser em decorrência de uma alteração na pelve (quadril)? 

O quadril é o “cérebro” da corrida.

Leia o texto até o final para entender melhor!

derado de grande importância, iliopsoas, atuando na flexão de quadril.
A ação (concêntrica) do glúteo máximo acontece quando o pé está em contato com o solo (fase final de apoio), contribuindo para aceleração do corpo e na fase final de balanço (junto com os isquiotibiais) – de maneira excêntrica - com a finalidade de estabilizar a pelve e desacelerar o membro inferior para um contato mais suave com o solo.
O glúteo médio e mínimo desempenham uma função importante, estabilizando a pelve e controlando as forças que tendem a jogar os joelhos para “dentro” durante a fase de apoio da marcha.


O músculo iliopsoas além de ser responsável pela flexão do quadril, atua também na inclinação da coluna e auxilia na estabilização do nosso corpo. Durante a corrida, sua ação é encontrada principalmente na fase de balanço.
Quando os músculos citados acima estão encurtados e/ou enfraquecidos, ocorre o desequilíbrio dos quadris gerando dores e/ou lesões em diversas partes do corpo. Como exemplo podemos citar: síndrome patelofemoral (dor na região anterior do joelho ou “joelho do corredor”), síndrome da banda iliotibial (dor na lateral do joelho), lombalgia (dor na coluna lombar), entre tantas outras patologias comumente encontradas em corredores de rua.


A fisioterapia esportiva moderna tem atuado de maneira preventiva, afim de evitar lesões nos atletas, desta maneira o treinamento de força é essencial para manter o corpo preparado para suportar o impacto gerado nas articulações. Outro fator importante é a melhora da mecânica da corrida, sendo importante que padrões incorretos de movimento sejam corrigidos. É bom lembrar que exercícios de alongamento muscular e mobilidade articular são fundamentais para manter os quadris em equilíbrio, prevenindo dores / lesões e melhorando sua performance. Portanto corredor, quero deixar uma dica para você:

CUIDE DO SEU QUADRIL! Não deixe de alongar e fortalecer!

  • Vidas Corridas -

Karen Valézio

  • Fisioterapeuta esportiva;
  • Corredora amadora há 8 anos e meio;
  • Maratonista;
  • Idealizadora da Assessoria de Corrida CORRA SEM DOR em Naviraí / MS (Presencial e On-Line)

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

PAPO DE PROFISSA: Confira esse método para te ajudar a alcançar melhores resultados na corrida!22/10/20 Olá, Corredores! Quando Sir Dave Brailsford tornou-se o diretor de performance da equipe Britânica de ciclismo em 2003, a Grã-Bretanha aparecia esporadicamente no quadro de medalhas Olímpicas neste esporte. Porém, depois de sua chegada, a equipe conquistou 2 medalhas de ouro nas Olimpíadas de 2004, 8 em 2008, e outras 8 em 2012, estabelecendo vários recordes......
PAPO DE PROFISSA: Desafios da atividade física durante a Pandemia!20/07/20Adapte-se e mantenha seus treinos! Saudações corredores e corredoras! Estamos passando por um período difícil e único em nossas vidas. Na ausência de competições acontecendo, decretos limitando a prática de atividade......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -