Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 21 de Setembro de 2020 às 16h40

PAPO DE PROFISSA: Lesões do joelho, causas e tratamentos!

Saúde (22)
  • Vidas Corridas -

Dor no Joelho?

Já tivestes alguma dor no joelho durante a corrida? Nunca? Bom, estatisticamente falando, em algum momento vais ter. As lesões em corredores acometem de 20 a 79% dos atletas, sendo a maioria delas no joelho. Mas calma, muita calma. A maioria das dores no joelho do corredor são diagnosticáveis e tratáveis.

E como eu avalio isso? Primeiramente é importante determinar quais as características dessa dor e reportar imediatamente ao seu treinador, fisioterapeuta e médico. Os padrões são bastante variáveis. A dor pode ser limitante ou não, pode vir acompanhada de crepitação (barulhinho), inchaço, sensação de falseio, pode ser constante ou intermitente, piora progressiva ou alivia quando aquecemos. A partir daí o exame clínico é O MAIS IMPORTANTE! Uma boa história clínica analisando esses dados comportamentais da dor aliado a um bom exame físico resolve a maioria dos casos.

Mas e por quê às vezes nós médicos solicitamos tantos exames? Muitas vezes os exames de imagem e funcionais são complementares para elucidar melhor o diagnóstico, descartar lesões adicionais e facilitar a vida da equipe que irá desenvolver o tratamento. Mas é importante ressaltar que o EXAME CLÍNICO ainda é o mais importante.
Muitas vezes recebo pacientes assintomáticos que querem fazer uma ressonância magnética apenas para “ver como está por dentro” e aí é que está o problema, como todos nós envelhecemos, a partir de determinada idade, os exames sempre mostram mais do que devem. Isso pode gerar um efeito negativo na mentalidade atleta quando não bem abordado.

E o que causa as lesões nos joelhos de corredores? Primeiramente é preciso diferenciar a causa das dores, se é traumática aguda ou insidiosa. Lesões traumáticas como entorses, fraturas, lesões meniscais e ligamentares são mais raras no corredor de rua.

A maioria das lesões adquiridas surgem com o uso, geralmente por sobrecarga mecânica repetitiva, a execução errônea do gesto biomecânico, desrespeito à planilha de treinamento ou alterações específicas com o uso de calçados inadequados, por exemplo.

Por fim, apenas para citar, as etiologias mais comuns são: síndrome patelo femoral, síndrome da banda atrito iliotibial e tendinopatias. Pretendo falar sobre cada uma delas em posts posteriores.

Lembrem, a maioria das dores no joelho são identificáveis e tratáveis, sendo perfeitamente possível colocar o atleta de volta ao “jogo”. Vamo q vamo.

Daniel Carvalho

Vidas Corridas Daniel Carvalho Médico Ortopedista e Traumatologista com pós graduação em medicina do exercício e do esporte.  Triatleta amador. Coordenador da residência médica...
  • Médico Ortopedista e Traumatologista com pós graduação em medicina do exercício e do esporte. 
  • Triatleta amador.
  • Coordenador da residência médica de Ortop do regional.
  • Professor da graduação de medicina da Unisul.
  • Sócio proprietário do Centro Winner.

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

PAPO DE PROFISSA: Exercícios na forma livre, são mais eficientes, saiba por quê?20/04/20A ciência comprova: exercícios na forma livre, sem uso de aparelhos, são mais eficientes. Exercícios livres são exercícios multiarticulares (exercícios que movimentam mais de uma articulação quando executados). Os exercícios livres contam com respaldo de pesquisas recentes que confirmam sua SUPERIORIDADE para melhorar a força, o equilíbrio e a resistência. Esses estudos mostraram um ganho maior em força e......
PAPO DE PROFISSA: O que fazer quando sentir frustração e ansiedade?22/06/20Saúde mental em períodos de estresse Olá, corredor e corredora! O que podemos fazer para manter a saúde mental durante períodos de alto estresse? Eu sei que dicas para manter uma rotina diária saudável não faltam: cuidar do sono, se alimentar bem,......
Projeto: Plante uma Vida21/09/20Vamos correr juntos pelo nosso planeta? Hoje, 21 de setembro, é comemorado em todo o Brasil o Dia da Árvore. Nós sabemos da importância que as árvores têm em nossas vidas. Elas são indispensáveis na natureza e auxiliam na......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -