Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 25 de Maio às 08h46

PAPO DE PROFISSA: Mobilidade Articular

Corrida (26)
  • Vidas Corridas -

Conheça sua importância para a Corrida!

Você escutou alguém falar sobre mobilidade articular? Você conhece algum atleta de corrida que dedica 30 minutos do seu dia com treinos de mobilidade articular? Se a sua resposta para alguma dessas perguntas foi NÃO, sugiro que você leia atentamente esse Papo de Profissa. 

Mobilidade articular envolve exercícios dinâmicos ou até mesmo estáticos (por alguns segundos), que combinam movimentos com posturas “ideais”, com objetivo de explorar as articulações a alcançarem o máximo de amplitude que seja possivel. Muitas vezes, alguns movimentos são complexos e exigem força e plasticidade muscular para atingir a posição desejada, mas assim, como toda a prática física, cada um tem o seu tempo de preparação para atingir o grau desejado de mobilidade articular. 

Os treinamentos de mobilidade articular, nos auxiliam fortemente na economia de corrida e na potência muscular, porque conseguimos aprender e executar os movimentos mais corretamente, utilizando a musculatura envolvida com economia e mais força nas passadas. 

Importante deixar claro que os treinos de mobilidade articular não são excelentes somente para melhorar na corrida, mas sim para todas as pessoas porque envolve a melhora da postura, a amplitude dos movimentos, fluência e leveza muscular, colaborando muito para a prevenção de lesões, alívio das dores musculares e estresse cotidiano. 

Utiliza-se geralmente, o peso corporal, buscando posições que exijem das articulações um grau de amplitude, que no dia a dia não são praticadas, dessa forma melhorando os outros treinamentos físicos, como o treinamento de força, voltado para a corrida, por exemplo. 

Mas como tudo, é treino e dedicação. Acrescente na sua rotina 30 minutos de treino de mobilidade articular e depois me conta o quanto você evoluiu no seu treinamento de força e corrida.
Bons treinos e até mais.

Vidas Corridas Viver para Correr! 

  • Vidas Corridas -

Simone Herdina

  • Graduação Educação Física - Instituto Porto Alegre
  • Especialista em Medicina Desportiva - UFRGS
  • Especialista em Exercícios Físicos para Grupos Especiais - Faculdade Estácio de Sá
  • Prof Msa Atividade Física Relacionada à Saúde - UFSC
  • Performance Coach - Athletic Lab Mentorship
  • Personal Trainer
  • CREF 040/G-SC

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

PAPO DE PROFISSA: Acrescente o treino de força na sua rotina03/08COMO CONCILIAR TREINAMENTO DE FORÇA COM TREINAMENTO DE CORRIDA Provavelmente você sempre escuta dos seus amigos corredores e até você mesmo deve pensar: Nossa, não gosto de fazer exercícios de força, prefiro correr. Correto!? Sim, esta é uma verdade, afinal a grande maioria dos corredores de rua não tem o hábito de frequentar as salas de musculação ou de treinamento funcional. Agora, se você......
A importância dos longões nos treinos19/01/19 Tem aqueles que amam os fins de semana por conta dos longões, mas tem, também, os que não podem nem pensar em fazer esses treinos de maior rodagem. Fato é que as corridas longas e contínuas são de extrema......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -