Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 29 de Junho às 11h30

PAPO DE PROFISSA: Motivos que te impedem de melhorar na corrida!

  • Vidas Corridas -

Às vezes e em algumas fases dos treinos de corridas percebemos que não conseguimos evoluir e/ou melhorar no pace, na velocidade ou na distância que conseguia percorrer ou que planeja correr. Ou às vezes sente que o corpo não responde tão bem as exigências das corridas, dos treinos propostos pelo técnico!?

Vou citar alguns dos motivos que geralmente estão associados a essa fase:

  • ERRO: não fazer fortalecimento muscular adequado e específico para a corrida. Esses tipos de treinos executados 2x por semana e com boa orientação de profissional, FAZEM toda a diferença .
  • DICA: fortalecimento com exercícios multiarticulares, unipodal e direcionada a musculatura envolvida na corrida.
  • ERRO: NÃO trabalhar MOBILIDADE, sempre importante dar atenção a melhora da MOBILIDADE, melhorar seus movimentos limitantes pois isso trará benefícios e eficiência na sua corrida, tecnicamente e fisicamente.
  • Fazer apenas treinos contínuos ou apenas aumentar o volume (KM). Importante incluir treinos intervalados de velocidade, de ritmo, de intensidade... O conjunto desses estímulos trás benefícios e qualidade na sua corrida.

Fazer treinos intervalados de forma ERRADA. Treinos intervalados são bem variados nos tempos, distâncias, percurso, terreno e intervalos de descanso. Importante ter acompanhamento profissional. Importante aprender a controlar o próprio RITMO… saber diferenciar ritmo de treino, de tiros e de corrida. Trabalho de percepção do esforço e o uso de relógio para controle de velocidade.

Não respeitar o DESCANSO. Dias de descanso, TAMBÉM É CONSIDERADO TREINO. Descanso recupera o físico, a mente. Muito importante priorizar uma BOA NOITE DE SONO!!!

Alimentação é combustível para ter energia para bons treinos, e consequentemente para realizar uma boa prova. Procure um PROFISSIONAL - NUTRICIONISTA. Achar que sabe tudo também é um ERRO... importante ter humildade e sempre estar aberto a aprender, principalmente respeitar os treinos e seguir a planilha, seu técnico estudou para isso.

E tão importante quanto todos acima - NÃO TER PRESSA!!! Crescer e evoluir na corrida e nas distâncias é muito importante para o corpo adaptar-se. Adaptação da musculatura, das articulações, da mente e principalmente do coração para suportar esse esforço. Seu corpo precisa entender essa mudança... VOCÊ NÃO NASCEU CORRENDO!!

E o mais importante em todos esses pontos é saber e aceitar que estás ERRADO em algum ou vários deles o importante é AJUSTAR seus treinos.

E AÍ, VOCÊ SE IDENTIFICOU EM ALGUM DOS PONTOS?!

Não desconsidere ou ignore nenhum deles pois o conjunto que faz a diferença ou que faz seu crescimento na corrida.


BONS TREINOS !!!

  • Vidas Corridas -

Simone Perdigão

  • Profª Ed. Física, Formada na Faculdade
  • Dom Bosco Brasília;
  • Pós Graduada Fisiologia, Exercício,
  • Treinamento personalizado com
  • corredores e amadores;
  • Profª Ciclismo Indoor;
  • Corredora amadora;
  • CREF 017728-G/SC.

Comentários!

Fernanda Azambuja Adorei a fala da professora Simone!! Está certíssima em nos dizer para nos entregarmos e confiarmos aos profissionais para nos auxiliarem! E vamos correr!!!!
há 29 dias

Veja também

PAPO DE PROFISSA: Você tem o hábito de contar as calorias gastas?16/11/20 Não!!! Entretanto essa é uma prática muito comum entre homens e mulheres. Há uma ideia de censo comum entre as pessoas que os exercícios aeróbios "queimam" mais calorias e por isso poderiam equilibrar o excesso de calorias consumidas do dia. Se você faz exercícios físicos pensando em quanto você pode consumir a mais de alimentos por......
PAPO DE PROFISSA: Sua vontade de comer aumentou? 27/07/20Saiba porquê e como evitar! Você tem percebido aumento na vontade de comer ao longo do dia? Intensifica no período da tarde/ noite? Isso acontece por que há um prejuízo na produção e/ou absorção de neurotransmissores (NT)......
PAPO DE PROFISSA: Saiba por que você deve fazer o exame cardiológico!17/08/20Avaliação cardiológica para a prática de exercícios Você já se perguntou se está apto e não apresenta risco cardiovascular para realizar atividade física? Você sabia que algumas doenças cardíacas genéticas evoluem de forma assintomática e......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -