Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 08 de Junho de 2020 às 13h38

PAPO DE PROFISSA: Por que o Pilates é essencial para os corredores?

Saúde (23)
  • Vidas Corridas -

Você conhece a importância do Pilates na vida do Corredor?

Cada corredor tem uma maneira única de correr, de movimentar os braços, apoiar os pés no chão, girar o tronco e de respirar. Tudo isso tem a ver com a individualidade biológica. Mas existe uma forma correta de correr? Quais são as principais partes e músculos do corpo que utilizamos? Já parou para pensar nisso?

Daniel Lieberman, professor de Biologia evolutiva da Universidade de Harvard afirma que “É impossível dizer que existe UMA boa técnica de corrida, porque obviamente existem muitas variações e ninguém concorda plenamente em qual a melhor forma de correr, mas existem alguns elementos básicos que não deveriam ser controversos.”

Alguns desses elementos básicos são:
1. Overstride, ou seja, quando a passada é muito grande e o calcanhar aterriza antes do joelho.
2. Frequência de passada maior: cadência alta (é bom lembrar que não existe número mágico, varia de pessoa para pessoa).
3. Manter uma boa postura, com bom alinhamento.
4. Aterrissar bem perto do flat foot strike, que é o apoio do médio pé. Não que este apoio seja 100% correto para todos os corredores, mas é melhor que um apoio muito exagerado tanto do antepé quanto do retropé.
5. Manter os músculos do tronco e membros superiores relaxados para não gastar energia desnecessária.

De acordo com estes elementos básicos para ter uma melhor qualidade na corrida, conseguimos entender por que o Pilates é essencial para nós corredores.

Alguns dos benefícios que o Pilates nos proporciona:

  •  Fortalecimento muscular de maneira simétrica, reequilibrando todo o corpo, melhorando a força e resistência muscular, evitando a fadiga precoce.
  • Melhora do alongamento, flexibilidade e mobilidade muscular e articular, promovendo uma passada mais eficaz.
  • Correção da postura, a fim de evitar gasto energético desnecessário.
  • Melhora da coordenação e consciência corporal.
  • Promove movimento mais eficiente e sem dor.
  • Melhora da técnica de corrida.
  • Melhora da performance e prevenção de lesões.

Além de todos os benefícios citados acima, o pilates pode funcionar como tratamento nas lesões ocasionadas pela corrida.

Antes de iniciar um tratamento preventivo ou de reabilitação com o fisioterapeuta, através do método Pilates, é muito importante passar por uma avaliação bem detalhada para delimitar os principiais pontos a ser trabalhados, respeitando a individualidade biológica, combinando movimentos dinâmicos e o gesto esportivo mais próximos da realidade, proporcionando um resultado assertivo e funcional.

  • Vidas Corridas -

Karen Valézio

  • Fisioterapeuta esportiva;
  • Corredora amadora há 8 anos e meio;
  • Maratonista;
  • Idealizadora da Assessoria de Corrida CORRA SEM DOR em Naviraí / MS (Presencial e On-Line).

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

PAPO DE PROFISSA: Como traçar um plano para se manter motivado nos treinos?24/08/20Uma decisão, um objetivo e uma recompensa! A pesquisa do Strava, “Why we run”, (whywerun.strava.com), publicada no início deste ano, com 25 mil respondentes globalmente, identificou 4 áreas básicas de motivações dos corredores: saúde, bons hábitos, relações sociais e aspirações. Cruzar a linha de chegada foi selecionado como algo motivador por 70% dos corredores......
PAPO DE PROFISSA: Exercícios na forma livre, são mais eficientes, saiba por quê?20/04/20A ciência comprova: exercícios na forma livre, sem uso de aparelhos, são mais eficientes. Exercícios livres são exercícios multiarticulares (exercícios que movimentam mais de uma articulação quando executados). Os exercícios livres contam com respaldo de pesquisas recentes que confirmam sua......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -