Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 31 de Agosto de 2020 às 14h21

PAPO DE PROFISSA: Qual o objetivo de se aquecer antes do treino?

Corrida (28)
  • Vidas Corridas -

Devo aquecer antes do treino?

O objetivo do aquecimento é aumentar a vascularização dos seus músculos, com isso levando mais oxigênio e preparando-o pra exercícios que está por vir.

Em REPOUSO, nossa circulação prioriza órgãos como cérebro, intestino, rins e outros. Os músculos ficam com apenas 10 a 15% do fluxo sanguíneo. Já EM EXERCÍCIO, nosso coração chega a bombear 5X mais sangue e nossos músculos ficam com 85 a 95% desse fluxo, levando mais oxigênio e produzindo energia suficiente para a atividade.

Comece suas atividades em uma baixa intensidade - 5 a 10 min. (nos dias quentes) e em uma mais alta intensidade - 15 a 20 min. (nos dias frios), prevenindo assim lesões de músculos e tendões.

Existe dois tipos de aquecimento: O GERAL e o ESPECÍFICO. O aquecimento GERAL deve possibilitar um funcionamento ativo do organismo como um todo. Proporcionar aumento da temperatura corporal, da musculatura e preparação do sistema cardiovascular e pulmonar. Esse aumento da temperatura aumenta o metabolismo que torna as reações químicas (contrações musculares) mais eficientes e rápidas, tornando o músculo menos suscetível a LESÕES.

O aquecimento ESPECÍFICO, utiliza (como o nome já diz) exercícios específicos para a modalidade. Aqui deve priorizar a musculatura exigida e que será utilizada no esporte determinado. Esse aquecimento é fundamental nas modalidades coordenativas (trabalho com exercícios que se assemelham tecnicamente aos que serão executados na atividade, exemplo: aquecer fazendo saltos elevando joelho para quem vai correr).

Com exercícios direcionados aos principais músculos da atividade, a um redirecionamento do fluxo sanguíneo para essa região, tornando mais irrigada e suprida de oxigênio - MENOS RISCO DE LESÃO!!!

FATORES IMPORTANTES :

1. IDADE - quanto mais velha é a pessoa, mais cuidadoso e gradual o aquecimento deve ser.
2. ESTADO DE TREINAMENTO - quanto mais treinado, mais intenso deve ser o aquecimento
3. DISPOSIÇÃO PSÍQUICA - falta de motivação reduz efeitos do aquecimento.
4. PERIODO DO DIA - pela manhã deve ser mais gradual e mais longo pois estamos mais estaticos ( acabamos de acordar e corpo ainda sem irrigação )
5. TEMPERATURA AMBIENTE - tempos quentes o aquecimento deve ser reduzido, e dias frios ou chuvosos deve ser mais alongado.
6. DURAÇÃO DO AQUECIMENTO - o feito do aquecimento perdura de 20 a 30 minutos e após 45 minutos a temperatura corporal já retornou a temperatura de repouso.

NÃO DEIXE DE SE AQUECER !!!!!

  • Vidas Corridas -

Simone Perdigão

 

  • Profª Ed. Física, Formada Faculdade Dom Bosco Brasília;
  • Pós Graduada Fisiologia, Exercício, Treinamento personalizado com corredores e amadores;
  • Profª Ciclismo Indoor;
  • Corredora amadora;
  • CREF 017728-G/SC.

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

Papo de Profissa - Dr. Wilton Eckert15/06/20REMÉDIOS PARA EMAGRECIMENTO X DOENÇA CARDÍACA Tenho certeza que boa parte das pessoas que praticam a corrida tiveram como estímulo a necessidade de redução do peso e melhorar a qualidade de vida. Por esse motivo, resolvi trazer aqui o exemplo, de um caso real, que não deve ser seguido. Por ser um hábito muito comum e vivenciado seguidamente no consultório, o objetivo é fazer uma alerta e mostrar que as pessoas......
PAPO DE PROFISSA: A importância da velocidade crítica para corredores!06/07/20Você sabe o que é velocidade crítica? A velocidade crítica é a maior velocidade que um indivíduo consegue manter por um período de tempo, maior do que 20 minutos, mas geralmente menor do que 40 minutos, pois fisiologicamente não é......
AVALIAÇÃO CLÍNICA PRÉ PARTICIPATIVA11/03/20Fala Corredor! Se liga no texto e pega a DICA! A palavra “lesão” na vida do corredor é algo muito temido e infelizmente muito frequente. Não existe atleta que em toda sua carreira, não tenha passado por inúmeras delas. Por outro lado, a maioria das......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -