Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 31 de Agosto às 14h21

PAPO DE PROFISSA: Qual o objetivo de se aquecer antes do treino?

Corrida (26)
  • Vidas Corridas -

Devo aquecer antes do treino?

O objetivo do aquecimento é aumentar a vascularização dos seus músculos, com isso levando mais oxigênio e preparando-o pra exercícios que está por vir.

Em REPOUSO, nossa circulação prioriza órgãos como cérebro, intestino, rins e outros. Os músculos ficam com apenas 10 a 15% do fluxo sanguíneo. Já EM EXERCÍCIO, nosso coração chega a bombear 5X mais sangue e nossos músculos ficam com 85 a 95% desse fluxo, levando mais oxigênio e produzindo energia suficiente para a atividade.

Comece suas atividades em uma baixa intensidade - 5 a 10 min. (nos dias quentes) e em uma mais alta intensidade - 15 a 20 min. (nos dias frios), prevenindo assim lesões de músculos e tendões.

Existe dois tipos de aquecimento: O GERAL e o ESPECÍFICO. O aquecimento GERAL deve possibilitar um funcionamento ativo do organismo como um todo. Proporcionar aumento da temperatura corporal, da musculatura e preparação do sistema cardiovascular e pulmonar. Esse aumento da temperatura aumenta o metabolismo que torna as reações químicas (contrações musculares) mais eficientes e rápidas, tornando o músculo menos suscetível a LESÕES.

O aquecimento ESPECÍFICO, utiliza (como o nome já diz) exercícios específicos para a modalidade. Aqui deve priorizar a musculatura exigida e que será utilizada no esporte determinado. Esse aquecimento é fundamental nas modalidades coordenativas (trabalho com exercícios que se assemelham tecnicamente aos que serão executados na atividade, exemplo: aquecer fazendo saltos elevando joelho para quem vai correr).

Com exercícios direcionados aos principais músculos da atividade, a um redirecionamento do fluxo sanguíneo para essa região, tornando mais irrigada e suprida de oxigênio - MENOS RISCO DE LESÃO!!!

FATORES IMPORTANTES :

1. IDADE - quanto mais velha é a pessoa, mais cuidadoso e gradual o aquecimento deve ser.
2. ESTADO DE TREINAMENTO - quanto mais treinado, mais intenso deve ser o aquecimento
3. DISPOSIÇÃO PSÍQUICA - falta de motivação reduz efeitos do aquecimento.
4. PERIODO DO DIA - pela manhã deve ser mais gradual e mais longo pois estamos mais estaticos ( acabamos de acordar e corpo ainda sem irrigação )
5. TEMPERATURA AMBIENTE - tempos quentes o aquecimento deve ser reduzido, e dias frios ou chuvosos deve ser mais alongado.
6. DURAÇÃO DO AQUECIMENTO - o feito do aquecimento perdura de 20 a 30 minutos e após 45 minutos a temperatura corporal já retornou a temperatura de repouso.

NÃO DEIXE DE SE AQUECER !!!!!

  • Vidas Corridas -

Simone Perdigão

 

  • Profª Ed. Física, Formada Faculdade Dom Bosco Brasília;
  • Pós Graduada Fisiologia, Exercício, Treinamento personalizado com corredores e amadores;
  • Profª Ciclismo Indoor;
  • Corredora amadora;
  • CREF 017728-G/SC.

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

CUSTO-BENEFÍCIO + PERFORMANCE: Chaser 2 da 361º é eleito o melhor!18/01/19 Modelo conta com tecnologia de responsividade e dispersão de impacto QU!KFOAM e QDP System para melhor performance e conforto! Uma evolução do modelo Chaser , o 361° Chaser 2 foi considerado o melhor custo-benefício da categoria tênis de corrida de rua / performance pela Revista Go Outside, em seu Guia de Equipamentos 2018 que chega esta semana às bancas.......
PAPO DE PROFISSA: Como evitar lesões? 18/05Todo corredor vai em algum momento apresentar uma ou mais lesões Frequentemente recebo no consultório corredores que seguem a cartilha corretamente de treinamento porém aparece aquela dor indesejada ou aquela lesão justamente pré competição. Muitos me perguntam: como não ter......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -