Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 01 de Junho às 13h38

PAPO DE PROFISSA: Saiba como se aplica a periodização na prática!

Alimentação (6)
  • Vidas Corridas -

Periodização nutricional

A nutrição tem um grande impacto nas adaptações ao treinamento. 

Para melhorar o desempenho muscular é essencial treinar o músculo, certo?
Se você oferece ao músculo matéria prima para otimizar energia e favorecer as adaptações, você tem maior efeito no desempenho. Outros tecidos além do músculo também são afetados pela adaptação, como o cérebro, circulação sanguínea e intestino.

Na prática, como se aplica a periodização?
Vai depender da fase de treinamento do atleta/desportista: se ele está na base, no treino específico, na pré competição, na competição ou no off season.

Dentro de uma semana, por exemplo, há dias com treinamento intenso e alta ingestão de carboidratos e dias com baixa ingestão de carboidratos, o clássico “train low” (com variações de estratégias) e o “train high”. E dentro disso, usar métodos para "treinar o intestino" a receber “X” gramas de carboidrato por hora. Alguns momentos, se necessário, treinar hipoidratado (para reduzir os efeitos negativos da desidratação) ou ainda, treinar com vários suplementos que podem aumentar as adaptações do treinamento.

Mas Amanda, qual estratégia é a melhor pra mim?
Vai depender do seu objetivo específico do momento e não há método ou dieta que atenda a todas as suas necessidades em todas as situações. A aplicação deve ser individualizada e ter a combinação ideal de diferentes métodos de treinamento nutricional.

  • Vidas Corridas -

Amanda Miranda

  • Graduada em nutrição pelo Centro Universitario São Camilo –SP
  • Curso de extensão suplementação nutricional na USP
  • Pós graduada em nutrição clinica funcional – VP consultoria – SP
  • Pós graduada em nutrição ortomolecular pela FAPES – Fundação de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo
  • Pós graduada em nutrição esportiva funcional – VP consultoria

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

PAPO DE PROFISSA: Sua vontade de comer aumentou? 27/07Saiba porquê e como evitar! Você tem percebido aumento na vontade de comer ao longo do dia? Intensifica no período da tarde/ noite? Isso acontece por que há um prejuízo na produção e/ou absorção de neurotransmissores (NT) como DOPAMINA, SEROTONINA e GABA, que são contrarregulados com a produção de cortisol, hormônio do estresse, ou seja, se o cortisol......
Nutrição Esportiva x Antioxidantes18/01/19 De que forma a oxidação age no organismo? Durante o exercício, a respiração celular gera radicais livres. Isso origina as espécies reativas de oxigênio (EROs), moléculas liberadas pelo metabolismo......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -