Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 28 de Setembro às 15h50

PAPO DE PROFISSA: Saiba quanto e em qual momento tomar a solução com carboidrato durante o treino!

Corrida (28)Alimentação (7)
  • Vidas Corridas -

Como você consome carbo durante o treino? Goles frequentes ou mais espaçados?

Todo mundo já sabe que a ingestão de carboidrato durante o treino influencia num bom desempenho. A questão que venho ressaltar é o quanto tomar e em qual momento tomar a solução com carboidrato durante o treino!

Existe um padrão na concentração e na mistura das bebidas esportivas ricas em carboidrato que vão influenciar numa maior taxa de absorção intestinal e uso deste pelo músculo. Tudo isso deve levar em consideração o conforto gastrointestinal do atleta.

Pesquisadores fizeram um teste com corredores num percurso de 100 minutos. Um grupo consumiu 200ml de uma concentração de agua + carbo a cada 20 min e outro grupo consumiu 50ml da mesma solução a cada 5 min.

O grupo que consumiu maior volume de carbo a cada 20 min. teve maior oxidação do carbo, 23% a mais. Portanto, parece que ingerir volumes maiores seria melhor do que frequentemente beber pequenas quantidades.

A explicação é que um volume maior estimula o esvaziamento gástrico e disponibilize mais carboidratos para a absorção intestinal. Mesmo ingerindo maior volume da solução com carbo, não houve problemas gastrointestinais, mas isso deve ser treinado!

Isso mesmo! Você treina corrida? Então, também deveria treinar a quantidade de carbo a ser ingerida e isso vai fazer toda a diferença na sua performance!

A recomendação de carboidrato são de 30 a 60 g / h para eventos com duração de 1 a 2,5 horas e para eventos de mais de 2,5 horas até 90 g / h. Se mais de 60g / h for ingerido, é importante combinar os tipos de carbo, por exemplo: glicose + frutose.
Espero ter contribuído com essa simples informação! Mas sabemos que é no detalhe que evoluímos como corredor!

  • Vidas Corridas -

Amanda Miranda

  • Graduada em nutrição pelo Centro Universitario São Camilo –SP
  • Curso de extensão suplementação nutricional na USP
  • Pós graduada em nutrição clinica funcional – VP consultoria – SP
  • Pós graduada em nutrição ortomolecular pela FAPES – Fundação de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo
  • Pós graduada em nutrição esportiva funcional – VP consultoria

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

Série - ALÉM DA CORRIDA! Parte 3 Fase Competitiva!24/02 Olá Corredores,  Chegou a hora da colheita!  As fases mais intensas (base e período pré-competitivo) já passaram e trabalhamos duro. Chegamos na fase competitiva, na qual objetivamos alcançar o pico do nosso condicionamento físico no dia da prova alvo. Mas para que isso ocorra precisamos estar descansados.   O ponto principal desta fase......
DICAS E VANTAGENS: Quando o assunto é dormir!29/10/19        No primeiro post “Dormir é fundamental” ficou evidente que descanso e um sono adequado são essenciais para um melhor desempenho atlético. Historicamente, estudos sobre a privação de......
PAPO DE PROFISSA: Como evitar lesões? 18/05Todo corredor vai em algum momento apresentar uma ou mais lesões Frequentemente recebo no consultório corredores que seguem a cartilha corretamente de treinamento porém aparece aquela dor indesejada ou aquela lesão justamente pré competição. Muitos me perguntam: como não ter......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -