Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 28 de Setembro de 2020 às 15h50

PAPO DE PROFISSA: Saiba quanto e em qual momento tomar a solução com carboidrato durante o treino!

Corrida (28)Alimentação (7)
  • Vidas Corridas -

Como você consome carbo durante o treino? Goles frequentes ou mais espaçados?

Todo mundo já sabe que a ingestão de carboidrato durante o treino influencia num bom desempenho. A questão que venho ressaltar é o quanto tomar e em qual momento tomar a solução com carboidrato durante o treino!

Existe um padrão na concentração e na mistura das bebidas esportivas ricas em carboidrato que vão influenciar numa maior taxa de absorção intestinal e uso deste pelo músculo. Tudo isso deve levar em consideração o conforto gastrointestinal do atleta.

Pesquisadores fizeram um teste com corredores num percurso de 100 minutos. Um grupo consumiu 200ml de uma concentração de agua + carbo a cada 20 min e outro grupo consumiu 50ml da mesma solução a cada 5 min.

O grupo que consumiu maior volume de carbo a cada 20 min. teve maior oxidação do carbo, 23% a mais. Portanto, parece que ingerir volumes maiores seria melhor do que frequentemente beber pequenas quantidades.

A explicação é que um volume maior estimula o esvaziamento gástrico e disponibilize mais carboidratos para a absorção intestinal. Mesmo ingerindo maior volume da solução com carbo, não houve problemas gastrointestinais, mas isso deve ser treinado!

Isso mesmo! Você treina corrida? Então, também deveria treinar a quantidade de carbo a ser ingerida e isso vai fazer toda a diferença na sua performance!

A recomendação de carboidrato são de 30 a 60 g / h para eventos com duração de 1 a 2,5 horas e para eventos de mais de 2,5 horas até 90 g / h. Se mais de 60g / h for ingerido, é importante combinar os tipos de carbo, por exemplo: glicose + frutose.
Espero ter contribuído com essa simples informação! Mas sabemos que é no detalhe que evoluímos como corredor!

  • Vidas Corridas -

Amanda Miranda

  • Graduada em nutrição pelo Centro Universitario São Camilo –SP
  • Curso de extensão suplementação nutricional na USP
  • Pós graduada em nutrição clinica funcional – VP consultoria – SP
  • Pós graduada em nutrição ortomolecular pela FAPES – Fundação de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo
  • Pós graduada em nutrição esportiva funcional – VP consultoria

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

Atleta Elisa Lamego retorna os treinos!18/07/19Elisa Lamego retoma os treinos após ficar um mês com Chikungunya. Elisa Lamego do Rio de Janeiro, integrante da seleção skyrunningbrasil de 2018 e 2019 é atleta de montanha apoiada pela Vidas Corridas e Salomon Brasil. Elisa mantém uma rotina de treinos e alimentação inusitados: é adepta do estilo de vida e alimentação higienista frugívoro. (Para quem quiser entender mais, só dar um pulo no perfil dela no......
PAPO DE PROFISSA: Treinamento de força para diferentes distâncias na corrida!05/10/20COMO MELHORAR O DESEMPENHO NA CORRIDA COM TREINAMENTO DE FORÇA? Certamente você já se perguntou: Como posso melhorar a minha economia de corrida (equilíbrio entre consumo de oxigênio e as trocas respiratórias), melhorar meu gesto motor e consequentemente melhorar o desempenho na corrida,......
PROVAS ÉPICAS PARA SE FAZER NA VIDA!01/04/20 Diz-se que o homem tem de fazer três coisas na vida antes de morrer: escrever um livro, plantar uma árvore e ter um filho. Para completar melhor a lista, acrescentamos ainda mais uma: fazer, pelo menos, uma destas corridas incríveis de que......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -