Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 22 de Janeiro às 18h04

Série - ALÉM DA CORRIDA!

Corrida (28)
  • Vidas Corridas -

PARTE 1 - VOCÊ PERIODIZA SUA TEMPORADA?

A periodização é a divisão das cargas de treino durante a temporada de forma a promover o alcance de nosso nível máximo de condicionamento atlético na prova alvo. É o roteiro para chegarmos ao nosso destino, ou seja, é o quê, quando e como fazer.

Periodizar permite que o treinador e o atleta sejam mais objetivos.
Ajuda a evitar reações exageradas a situações de mudança de plano durante a temporada e reduz a possibilidade de overtraining.

Então, como podemos planejar nossa temporada?

1. Escolhemos a prova alvo;
2. Determinarmos quantas semanas teremos para nos preparar;
3. Dividimos o período total em períodos menores (periodizamos);
4. Estabelecemos os objetivos: principal e secundário e determinamos a progressão das cargas (volume e intensidade) de cada período;
5. Determinamos os métodos de treinamento para atingir tais objetivos;
6. Preparamos as sessões de treino;
7. Agendamos corridas treino e/ou teste.

Existem vários modelos de periodização. Darei um exemplo de como dividir uma temporada em 4 períodos:

a) Base (4-12 semanas);
b) Específico ou pré-competição (4-8 semanas);
c) Competição (1-4 semanas);
d) Transição (1-2 semanas).

A decisão de quanto tempo será necessário em cada período depende do tempo disponível, da distância da prova e do nível de condicionamento atual.

Hoje quero falar um pouco com vocês sobre o período de base. Durante o treino de base, o objetivo principal é o desenvolvimento da nossa capacidade aeróbica visando promover mudanças corporais estruturais, por exemplo, o aumento da capilarização e do número das mitocôndrias.

Um objetivo secundário poderá ser o desenvolvimento/manutenção da nossa força geral, flexibilidade e mobilidade.
Os métodos mais utilizados durante este período são os contínuos médios/longos, fartleks (contínuo com alternâncias de ritmo), rampas e circuitos.

No próximo post, vamos abordar as características básicas do próximo período de treino. Até lá! :P

  • Vidas Corridas -

Sobre a autora...

Silvana Meira é treinadora de corrida, graduada em Educação Física pela UFPR e em Psicologia pela University of California, Berkeley. Certificada Life Coaching, Personal Training e Treinamento Funcional para corredores. Foi atleta de atletismo (Heptatlo) e há 15 anos participa de corridas de rua e trilha em diversos países. Atualmente, prepara-se para sua segunda Comrades Marathon, na África do Sul.

Enviar para
Nome
E-mail
Telefone
Preferência de Contato
Mensagem
Resolva :

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

PAPO DE PROFISSA: Como traçar um plano para se manter motivado nos treinos?24/08Uma decisão, um objetivo e uma recompensa! A pesquisa do Strava, “Why we run”, (whywerun.strava.com), publicada no início deste ano, com 25 mil respondentes globalmente, identificou 4 áreas básicas de motivações dos corredores: saúde, bons hábitos, relações sociais e aspirações. Cruzar a linha de chegada foi selecionado como algo motivador por 70% dos corredores......
A importância dos longões nos treinos19/01/19 Tem aqueles que amam os fins de semana por conta dos longões, mas tem, também, os que não podem nem pensar em fazer esses treinos de maior rodagem. Fato é que as corridas longas e contínuas são de extrema......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -