Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 02 de Março de 2020 às 16h35

Série - ALÉM DA CORRIDA! Parte 4 Depois da Linha de Chegada.

  • Vidas Corridas -

Olá Corredores,

Você treinou forte e consistentemente nos últimos meses e completou sua prova alvo?

Parabéns!;)
Agora é hora de comemorar e de se recuperar. 


Após cruzarmos a linha de chegada, com o sentimento de propósito cumprido, além de celebrar, é claro, o ideal é se hidratar, se alimentar, e tomar medidas para reduzir a dor muscular, tais como: uma massagem relaxante e liberação miofascial, gelo, caminhada, alongamento leve e uma boa soneca.


Independente de sermos corredores profissionais ou amadores, se passamos por um período de preparação, trabalhamos arduamente para condicionar nosso corpo e mente para sustentar o ritmo mais forte possível por uma determinada distância e participamos de competições nas quais testamos nosso condicionamento físico, nossa determinação, motivação, e força de vontade, chegamos no final da temporada com alto nível de fadiga fisiológica e psicológica. 

A fase de transição, a última do nosso ciclo, é o período entre uma temporada e outra. Ela é de fundamental importância para nos restabelecermos física e mentalmente, e geralmente dura uma ou duas semanas, dependendo da intensidade e distância da prova alvo.

Eu tiro 1 dia de descanso para cada 5km de prova. E depois? Bem, se meu período de transição for de 2 semanas, faço caminhadas, pratico Yoga, e caso eu saia para correr, serão corridas curtas e regenerativas (com certeza sem meu relógio). O ideal é esquecermos que o tal do PACE existe.

Pensando na recuperação psicológica, regeneração biológica e em manter nosso nível de preparação física geral o ideal é que façamos treinos de baixo volume e intensidade. Portanto, os métodos de treino mais utilizados são os contínuos curtos e médios, e sessões de manutenção de flexibilidade e mobilidade.

Faça exercícios diferentes. Mude o ambiente de seus treinos. Aproveite para fazer exercícios de flexibilidade e alongamento. Pratique seu hobby. Analise sua temporada e liste suas dificuldades. E, caso esteja pronto para um novo foco, pense na próxima aventura.


Happy running!
Vida Corridas!
Viva para Correr! 

  • Vidas Corridas -

Sobre a autora...


Silvana Meira é treinadora de corrida, graduada em Educação Física pela UFPR e em Psicologia pela University of California, Berkeley. Certificada Life Coaching, Personal Training e Treinamento Funcional para corredores. Foi atleta de atletismo (Heptatlo) e há 15 anos participa de corridas de rua e trilha em diversos países. Atualmente, prepara-se para sua segunda Comrades Marathon, na África do Sul.

Enviar para
Nome
E-mail
Telefone
Preferência de Contato
Mensagem
Resolva :

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

PAPO DE PROFISSA: A importância do treino em casa!25/03/20TREINO DE FORÇA Quando falamos em treino de força, rapidamente já se pensa que seria necessário levantar muitos quilos de pesos na sala de musculação, concordam!? Diria que, em algumas fases do treinamento de força, realmente será necessário levantar bastante peso, mas em grande parte da preparação para as corridas, essa carga não será maior......
Série - ALÉM DA CORRIDA!22/01/20PARTE 1 - VOCÊ PERIODIZA SUA TEMPORADA? A periodização é a divisão das cargas de treino durante a temporada de forma a promover o alcance de nosso nível máximo de condicionamento atlético na prova alvo. É o roteiro para chegarmos ao nosso......
PAPO DE PROFISSA: Seu parâmetro é a balança?11/05 Em pleno 2021 você ainda utiliza a balança como parâmetro para saber se engordou? Por que eu estou falando isso? Porque precisamos entender a definição de engordar e emagrecer. Engordar= aumentar quantidade de......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -