Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 02 de Setembro às 19h07

Seu tênis está te machucando?

Saúde (23)Corrida (31)Tênis (1)

Imaginemos você com seu fiel companheiro nos pés. Aquele que te possibilitou diversas vezes correr livre por aí potencializando sua saúde física e mental. Eis que um belo dia de corrida você se dá conta que a sua relação com ele não é mais a mesma.

Observando-o você percebe que a tecnologia de amortecimento se foi e o cabedal está rasgado. Seu solado está inteiramente liso. Depois das corridas as dores musculares são maiores e não há fortalecimento muscular que resolva.

Esses sinais e alguns outros evidenciam uma relação já desgastada que nos permite refletir sobre como o estado do seu companheiro de corridas influencia no seu conforto e consequentemente na sua forma de vivenciar a corrida.
Até para os(as) corredores(as) que apreciam um tênis com uma batida mais seca e sem tanta estrutura, a dita vertente minimalista da corrida, passa por isso. Ainda sim esses modelos também possuem um tempo de uso. Seja pelo cabedal que abre e potencializa a entrada de detritos como pequenas pedras ou areia ou pela característica lisa do solado depois de quilômetros percorridos.

O importante nesse momento é privilegiar, se possível, o surgimento de uma nova relação, escolhendo um novo par de tênis que te acompanhará por mais centenas de quilômetros. O ideal também é questionar sobre se o que de fato está te machucando é o tênis, pois também pode ser a meia.

A escolha geralmente por uma numeração maior do que habitualmente você utiliza em sapatos casuais é uma saída interessante. Se você é um(a) corredor(a) que perde unhas constantemente, talvez seja necessário escolher um número maior. Explico. Quando utilizamos um tênis mais justo nossos dedos ficam prensados, um dedo sufocando o outro. Sem espaço algum no cabedal.

Dessa forma, a força exercida pelos pés ao baterem no solo gera uma pressão das unhas na pele embaixo dela. Impedindo que o sangue circule livremente. Isso é o que provoca a perda das unhas. Com um número maior e mais espaço entre os dedos e o cabedal a possibilidade disso acontecer é minimizada consideravelmente.

  • Vidas Corridas -

André Franco

Especialista em corrida.

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

A importância dos longões nos treinos19/01/19 Tem aqueles que amam os fins de semana por conta dos longões, mas tem, também, os que não podem nem pensar em fazer esses treinos de maior rodagem. Fato é que as corridas longas e contínuas são de extrema importância para quem se dedica à provas com maiores distâncias, como a meia-maratona e a maratona. No caso específico dos 42 km, além......
PAPO DE PROFISSA: Cuidados com os exercícios durante a quarentena!01/04/20Em tempo de Coronavírus Não há dúvidas de que o exercício traz benefícios ao funcionamento do sistema imunológico, independente da idade, se praticado numa intensidade moderada e regularmente. Cabe lembrar também que nossa......
PAPO DE PROFISSA: O que fazer quando sentir frustração e ansiedade?22/06/20Saúde mental em períodos de estresse Olá, corredor e corredora! O que podemos fazer para manter a saúde mental durante períodos de alto estresse? Eu sei que dicas para manter uma rotina diária saudável não faltam: cuidar do sono, se alimentar bem,......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -