Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 26 de Fevereiro de 2020 às 14h48

TREINAMENTO INTERVALADO NA INCLINAÇÃO DO VO2max

  • Vidas Corridas -

O treinamento em terreno com aclive,

é largamente utilizado por corredores para melhorar índices fisiológicos e mecânicos da corrida.


Já o treinamento intervalado na inclinação do VO2max, tem sem mostrado uma importante ferramenta no treinamento de corredores de provas longas.


Um protocolo para se determinar a inclinação do VO2max consiste de dois testes incrementais, o primeiro, a fim de determinar a Velocidade do VO2max (vVO2max), e, o segundo, para determinar a inclinação do VO2max (iVO2max), utilizando 50% da velocidade encontrada no incremental de velocidade, ampliando a inclinação em 2% a cada três minutos até a exaustão.


Desta maneira, quando o sujeito entra em exaustão no incremental de inclinação, ele atinge o mesmo número de estágios do incremental de velocidade e um consumo de oxigênio máximo (igual ou muito próximo ao incremental de velocidade).


Encontrada a inclinação do VO2max o treinamento intervalado consiste de dez estímulos de um minuto com um minuto de recuperação passiva.


Dentre os benefícios deste tipo de treinamento podemos citar o baixo impacto (baixa velocidade) em um trabalho de alta intensidade, podendo ser utilizado em começo de temporada, por atletas que estejam voltando de alguma lesão e atletas iniciantes.


Deve ser feito preferencialmente em esteira, pois, torna-se mais eficaz, pelo controle velocidade/inclinação e por excluir a necessidade de realizar uma descida após a subida.

  • Vidas Corridas -

Alexandre Tremel

  • Bacharel em Educação Física - UFSC
  • Especialização fisiologia do exercício
  • Capitão de equipe Campeonato Mundial Ultraman Hawaii - vice-campeão
  • Capitão de equipe Ultraman Florida
  • Campeonato Mundial Ultraman Hawaii
  • Ultraman Canadá
  • Ultramaratonista
Enviar para
Nome
E-mail
Telefone
Preferência de Contato
Mensagem
Resolva :

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

PAPO DE PROFISSA: Descubra a importância de manter os quadris em equilíbrio! (duplicado)09/10/20Porque devemos alongar e fortalecer nossos quadris? Muitos corredores têm desequilíbrio da região do quadril e desconhecem. Você sabia que, às vezes, a dor que você sente na coluna, no joellho ou até mesmo no pé pode ser em decorrência de uma alteração na pelve (quadril)?  O quadril é o “cérebro” da corrida. Leia o texto até o final para entender......
CUSTO-BENEFÍCIO + PERFORMANCE: Chaser 2 da 361º é eleito o melhor!18/01/19 Modelo conta com tecnologia de responsividade e dispersão de impacto QU!KFOAM e QDP System para melhor performance e conforto! Uma evolução do modelo Chaser , o 361° Chaser 2 foi considerado o melhor custo-benefício da......
PAPO DE PROFISSA: Como correr em baixas temperaturas15/06 Estamos chegando aos meses mais gelados do ano e esta não pode ser uma desculpa para não se exercitar. Entretanto, devemos tomar alguns cuidados quando a atividade é praticada em climas muito frios, principalmente quando realizada ao......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -